EDP Escelsa – suas origens e os dias atuais

Breve histórico

2 via Edp escelsaA EDP Escelsa é a responsável pela distribuição de energia elétrica de 70 dos 78 municípios do estado do Espírito Santo. A área de atuação corresponde 41.372 km², o que corresponde a 90% do estado, e atende a 3.196.072 habitantes dos 3.408.365.

A outra empresa que atua nos demais municípios é Energia Luz e Força Santa Maria S/A, ELSFM, cuja concessão por 30 anos iniciou-se em 17 de junho de 1995 e vai até 17 de junho de 2025.

História – da origem aos dias de hoje

Sua origem remonta a construção da usina Rio Bonito nos anos 1950, como parte do programa de eletrificação, cujo objetivo principal era solucionar o problema de inflação alta que corroía as tarifas, o que era um obstáculo para os investimentos das concessionárias.

Mais tarde a usina é rebatizada de Escelsa, Espírito Santo Centrais Elétricas S. A., que assume a responsabilidade de fazer a distribuição para todo o estado, e desta forma, lançando-se na construção de subestações e linhas de transmissão.

Em 1965, após a fusão com a Companhia Central Brasileira de Força Elétrica (que era controlada pela Eletrobrás), a Eletrobrás passou a ter 95% do capital votante da Escelsa.

Os anos 1980 presenciaram um surto de crescimento no Espírito Santo que foi acompanhado de aumento no consumo de energia. O crescimento foi de 1.463% num intervalo de 12 anos.

Junto com a década de 90 veio a crise e a necessidade de venda de ativos para sanear as contas públicas. Em 1995 foi incluída no processo de desestatização.

A privatização ocorreu em 1995. A Iven S. A. foi quem comprou a empresa. Depois disso a empresa adotou uma postura agressiva de adoção de tecnologia de ponta, melhorando sua eficiência e os indicadores de gestão e satisfação.

Somente em 1999, a empresa foi adquirida pela EDP Energias Portugal S. A., que comprou 73,12% do capital votante da Ivem S. A., adotando a partir de então o nome que conhecemos hoje EDP Escelsa

Edp Escelsa nos dias de hoje

2 via Edp Escelsa

2 via Edp Escelsa

A empresa tem investido muito em tecnologia afim de facilitar a vida de seus usuários e aumentar a satisfação com seus serviços. Para tanto, tem investido nos serviços online.

A EDP Escelsa possui uma das melhores agências virtuais dentre as distribuidoras de energia elétrica. Através dela você tem acesso aos seguintes serviços:

  • comunicação de falta de energia
  • 2 via Edp Escelsa – consulta a segunda via de sua conta
  • conta por e-mail – opção de receber sua conta através de seu e-mail
  • solicitação de religação
  • acerto cadastral
  • alteração da data de vencimento
  • consulta de débitos
  • débito automático
  • histórico de consumo
  • emissão da segunda via do contrato de adesão
  • consulta contas pagas

Veja um pouco mais dos assuntos abordados aqui assistindo o vídeo abaixo

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s